terça-feira, 13 de outubro de 2020

A Busca da Verdade na Nossa Época

 

Guido Asencio

Contador e Auditor Público, Lic. En Cs. Contadores, MBA Latino-americano em Administração de Empresas, Mg. (c) Cs. Social Mention Development of Prosesos Soc. Regionales, Magistrado em investigação, Magistrado em Mudanças Climáticas. 5 Diplomas de especialização em políticas públicas, globalização e gestão estratégica. Acadêmico de graduação e pós-graduação com mais de 100 publicações, incluindo os 8 livros mais importantes. Afiliado a várias universidades no Chile, principal Universidade de Los Lagos. O prêmio internacional do British Council elegeu os 100 líderes mais importantes da LATAM em 2010.

Falar da verdade é certamente uma questão complexa que tem várias arestas e desde as suas origens ainda existem muitas controvérsias, há uma ciência filosófica que se encarregou de explicá-la por meio de diferentes pensadores, passando por diferentes interpretações do Oriente ao Ocidente, associando-o a outros grandes temas que movem a humanidade, como a religião e a política que estão fundamentalmente ligadas ao poder, como afirma Michel Foucoult em seu livro “As Palavras e As Coisas”.

 Para os gregos existem duas teorias filosóficas da verdade opostas, que se espalharam ao longo da história e fazem a distinção entre o objetivismo e o relativismo. No caso do objetivismo, afirma-se que a ideia de verdade é independente das pessoas ou grupo que a formula. Por outro lado, quando se fala em relativismo, considera-se que a verdade depende ou está em relação ao sujeito, pessoa ou grupo de pessoas que a proclama, ou seja, o relativismo surge quando, por exemplo, no caso das opiniões, são verdadeiras quando as pessoas a defendem parecem verdadeiras. O relativismo sustenta que existem muitas verdades sobre as coisas ou pelo menos tantas quantas as pessoas acreditam ter conhecimento delas.

Durante a Idade Média, a verdade era baseada na Bíblia, afirmando que Deus criou o mundo e todas as pessoas. Em contraste, na Idade Moderna, a verdade baseava-se na lógica, portanto, as verdades são racionais, verificáveis ​​e impressionantes. Partindo da consciência como evidência primária, com base nas palavras de Descartes que apontou "Penso, logo existo". A era pós-moderna diversificou as teorias que proclamam verdades absolutas que acabam sendo perigosas aos olhos de quem as proclama, gerando discursos bombásticos que dividem o mundo entre o bem e o mal, deixando um telos dicotômico que se mantém intocado.

 Com o tempo, o que tem prevalecido é o caráter subjetivo da verdade, pois com isso se reconhece que cada um pode afirmar algo de acordo com sua perspectiva, ensinando a experiência que é o que acontece a uma pessoa internamente e a experiência a partir do que que é conhecido por ter praticado em algum momento, o que tende a confundir o fato de transmiti-lo a outras pessoas.

Para a Real Academia Espanhola  a verdade apresenta sete definições, das quais selecionarei três, ousando decidir de acordo com minha própria subjetividade, que são: "Conformidade das coisas com o conceito que a mente delas forma",  "Conformidade do que é dito com o que é sentido ou pensado " e " Julgamento ou proposição que não pode ser negada racionalmente. "

De acordo com as definições oficiais, é plausível entender que todas elas nos levam a pensar sobre a faculdade que o ser humano tem de saber das coisas, dando-lhe uma interpretação, ou seja, como dito anteriormente, as definições estão mais relacionadas ao grau de subjetivismo do que podemos atribuir de acordo com nosso próprio conhecimento, o que pode ser justificado com a imagem que percebemos por nossos sentidos.

 Para uma análise mais completa do conceito de verdade, é imprescindível conhecer em princípio as conceituações que os grandes filósofos têm levantado ao longo da história, portanto, irei apresentar os pensamentos mais relevantes que foram capturados em diferentes obras das seguintes pensadores:

Sócrates referiu-se à verdade afirmando que "o homem é capaz de conhecer a verdade, de superar as opiniões, elevando-se ao conhecimento dos conceitos do universal", afirmou o seu discípulo Platão que "o conhecimento visa encontrar uma definição inequívoca para saber sobre todas as coisas ”.

Para Descartes, verdade é “a conformidade entre o que é dito, pensado ou acreditado e a realidade, o que é ou o que acontece”, este filósofo baseava seu pensamento no reconhecimento da existência de um Deus, onde a substância estava relacionada com o corpo e o pensamento na alma para chegar à verdade.

Em seguida, Imanuel Kant dedicou grande parte de sua vida à reflexão sobre a verdade, chegando a várias conclusões um tanto complexas, mas elucidando que “... consiste na concordância do conhecimento com o seu objeto. Consequentemente, a partir desta simples definição da palavra, meu conhecimento não deve considerá-la como verdadeira, exceto na condição de sua conformidade com o objeto, de acordo com isso, só posso comparar o objeto com meu conhecimento, pois só o conheço por ele "

Muitos outros filósofos refletiram sobre a verdade, pois o que é relevante em tudo isso é que na maioria de suas definições coincidem com a forma, mais o pano de fundo que cada um suscita defende "sua própria verdade", a que devemos aprender a colocar em perspectiva muitas vezes sem fazer julgamentos, para resgatar a essência que cada um deseja colocar sobre a mesa, para uma reflexão que tem origens diversas, implicando que esta busca permanente tem sido objeto de estudo de muitas gerações passadas e muito provavelmente ocorrerá também no futuro, o que importa é o grau de convicção a que cada um chega com seus diferentes argumentos que podem servir para complementar sua própria definição de verdade.

Em outro nível a busca permanente da verdade implica o estudo de vários outros conceitos que visam instruir e nutrir o ser humano com diversos instrumentos para compreender sua origem e modelar seu caminho futuro, o que implica a prática de valores morais que são, antes de tudo, atuantes, que devem ter a coerência necessária à construção de um saber ético e filosófico que reconheça sua universalidade, acima de qualquer dogma prevalecente em suas raízes iniciais como pessoa.

O maravilhoso percurso em busca da verdade constitui uma aventura que abre o pensamento às diferentes teorias existentes, que apesar dos anos não perderem a validade, expressam diferentes pontos de vista que devem ser assimilados na devida medida, o importante é assumir que não há absolutismos, onde os erros são perecíveis e as verdades são perfeitas, pois há nuances que devemos saber pesar.

Por sua vez, a tolerância como um valor que vem equilibrar todo pensamento absoluto, onde a verdade pode ser inacabada ou simplesmente descartada, mas devemos saber ouvir quem tem suas próprias verdades, porque eles baseiam essas afirmações em suas experiências, assim como nós o fazemos. em nossas vidas diárias.

Na tarefa de cultivar o facto de saber interpretar as várias verdades, através dos meios de que dispomos, para poder formar os nossos critérios pensando no bem maior, tendo plena consciência de que a cada dia novas verdades surgirão, emanadas do evolução natural do nosso pensamento, guiado por acontecimentos dinâmicos e flutuantes, onde o fundamental é formar um repositório próprio que possa acolher os ensinamentos que ecoam no mundo que nos rodeia, o que leva ao entendimento de que o respeito constitui uma forma de valorizar a posição de outro, mesmo que não concordemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário